quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Água é tudo igual?... Saiba um pouco sobre a água alcalina!

Oi, oi, oi!

Todo mundo que começa a pesquisar sobre mudanças de hábitos alimentares, reeducação alimentar, mesmo dietas e coisas do tipo....sempre se depara com a seguinte orientação "ingerir no mínimo 2 litros de água por dia!", e aí? 

A pergunta é: será que água é tudo igual?



Insipida, inodora e incolor...é só isso?

Todo mundo sabe que a água para nosso consumo é tratada e recebe adiconais de produtos químicos dessa maneira deixa de ser a água em sua composição pura.

Por orientação me indicaram (e assim tomei conhecimento) que a água ideal para o consumo é a ÁGUA ALCALINA! 



Saiba alguns de seus benefícios:


Dez benefícios da água alcalina
1 – Previne e auxilia no tratamento de problemas de tireoide: estudos confirmam que o consumo excessivo de flúor e cloro prejudica a absorção de iodo e pode interferir negativamente na saúde da tiroide, contribuindo para o hipotireoidismo, uma alteração glandular que facilita o ganho de gordura corporal, baixa a imunidade, produz descontrole na temperatura corporal.


2 - Previne o câncer: a reação química do cloro com ácidos húmicos e fúlvicos, derivados da decomposição de matéria orgânica proveniente das margens dos rios, resultam nos Trihalometanos ou THM’s, resíduos considerados cancerígenos. Estudos comprovam que o consumo diário de 2 litros de água com THM durante 40 anos aumenta a probabilidade de se contrair câncer de bexiga em 70%. Após 60 anos, em 100%. A alcalinização da água reduz a quantidade dos THM´s, e assim, auxiliam na prevenção do câncer.


3 - Previne o ressecamento dos cabelos: pois reduz o contato com o cloro


4 - Auxilia no tratamento da pele: funciona como um adstringente, evitando o ressecamento e proporcionando uma limpeza mais profunda.


5 - Previne e auxilia no tratamento da osteoporose: a acidose é uma das causas de osteoporose. Quando tomamos líquidos muito ácidos (refrigerantes e águas com ph ácido, por exemplo) cria-se uma situação metabólica no nosso corpo que estimula a perda óssea. Assim, ao ingerirmos uma água alcalina estamos reduzindo a retirada de cálcio dos nossos ossos.


6 - Tem um poder de hidratação celular muito superior, pois possui minerais adequados à nutrição celular e isso facilita a sua condutibilidade.


7 - É um potente desintoxicante corporal: uma vez que os íons presentes na água sequestram as toxinas presentes em nosso corpo.


8 - Melhora a capacidade de reflexo motor em atletas: por produzir uma melhor condutibilidade de impulsos nervoso e maior poder de oxigenação celular.


9 - Melhora a disposição: pela produção energética que a ionização produz.

10 - Melhora a capacidade de memória : pela desintoxicação por metais pesados e pelo seu maior poder de oxigenação celular.




HIDRATE-SE!!!



 Thamiris Iatarola, 

           Ainda um rostinho bonito....por pouco tempo (ou o tempo que for necessário)!


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Desabafo: Como foi me descobrir com transtorno alimentar!

Belezuras,

Muitas postagens com dicas de receitas, coisas facinhas e gostosinhas para fazer mas na vdd faz uma semana (...ou até mais!) que penso em um tema específico para escrever, ele não sai da minha cabeça mas não sei muito bem por onde começar, passei a semana toda retrocedendo em tudo que passei, me lembrei de muitas coisas e preciso expor alguns sentimentos guardados, muita coisa que nunca tive coragem de comentar com ninguém na época e que até hoje poucas pessoas sabem.

Muito se fala de anorexia, pessoas que não comem, estão esqueléticas e se veem gordas...Já parou pra pensar que existe o contrario? Sim, pessoas que comem, comem muito e sem culpa e quando se olham no espelho não tem real noção do tamanho que está.

Eu tive isso!

Eu vivi com isso!

Não sei exatamente como começou, quando começou, estava acostumada sempre a ser fofinha, gordinha, cheinha e não tive noção de quando o quadro foi se agravando.

Estava com 17 anos, fui morar fora para fazer faculdade, um ap em Ribeirão Preto, sozinha, parece um sonho para qualquer adolescente mas para mim não foi! Sofri com as mudanças, estar longe dos pais, do namorado que tinha na época, conhecer as responsabilidades de uma casa, das contas a vencer, não foi tão fácil como parecia.

Acostumada a receber "carinho" na comida, ela foi minha fuga.

Foram anos onde ia pra aula, chorava, comia e dormia....minha vida se resumia a isso, não era uma vida na verdade, eu apenas existia! Eu não vivia, eu vegetava!

Nessa semana de reflexão, me toquei de coisas que passaram despercebidos na época: 
- eu não tinha espelho de corpo inteiro;
- ninguém vigiava o que eu comia.

Um domingo, como de rotina, sai de Pirassununga e fui embora para Ribeirão. Chegando liguei para pedir lanche (isso parece normal para qualquer um), não pedi um...foram dois! Serjão lanches...estou me recordando como se tivesse vivendo isso hoje, o lanche tinha fama pelo seu tamanho.



O que aconteceu??? Comi o primeiro lanche, exatamente o tamanho desse da foto acima, era carne vermelha aos quatro queijos (pesado por si só...rs), quando terminei já estava cheia e o que eu fiz? Fui no banheiro, provoquei o meu próprio vomito para comer o segundo...e foi assim que fiz, vomitei e comi o outro!

Como me senti mal aquela noite ao pensar no que tinha feito, me sentia um lixo, dominada pela comida, pelo "prazer" de comer, não tinha noção da anormalidade que era essa "fome", esse desejo em comer, mastigar, precisava me sentir estufada, cheia, era isso que me fazia feliz. 

Essa situação começou a me incomodar até que assistindo tv, um programa qualquer durante a tarde, ouvi pela primeira vez sobre Transtorno Alimentar, ia me identificando com tudo o quer dito, foi ai que fui me dando conta de que eu era doente. 

Comia, comia muito, comia escondido, escondia comida e só me via imensa em fotos, o espelho me distorcia. Eu não me enxergava mais!


COMPULSÃO ALIMENTAR!

Marquei uma consulta com psiquiatra, foi me indicado terapia e iniciei meu tratamento! 

Essa doença não tem cura, tem tratamento! E vivo em constante "policiamento"!


Que prazer, que felicidade era essa??????? Meu Deus....como pude? Como não me notei? Como deixei me chegar nesse tamanho? Como não vi isso acontecer?

Viver assim é muito triste e doloroso (confesso que hoje é a primeira vez que paro para dividir isso com alguém...e dói! Dói muito!). Não é possivel que mudar meu hábitos alimentares e viver saudável seja mais dificil do que pelo o que já passei!

Meu objetivo hoje, ao escrever esse texto: Me libertar do passado (...e talvez, deixar a imagem de mulher tão bem resolvida...rsrsrsrs...mas faz parte!) e quem sabe.... tocar o coração de quem passa por isso e mostrar que a nossa história pode ser diferente!

Hoje, eu escolhi trilhar um caminho diferente e terei muito orgulho de mim ainda!


 Thamiris Iatarola, 

           Ainda um rostinho bonito....por pouco tempo (ou o tempo que for necessário)!





domingo, 10 de agosto de 2014

Panquequinha de queijo branco!

Lindezas, 

Olha nós fazendo coisas rapidinhas na cozinha, para dar um tchananã nas refeições do dia a dia e não enjoar do que comemos.

Hoje, a dica (é tão simples que não pode ser chamado nem de receita...kkkkk) é uma panquequinha com queijo branco. 

Para o café da manha, um lanchinho rápido ou até para acompanhar uma salada.




Ingredientes:
  • 1 disco de Rap 10 (eu uso o integral, é o mais calórico mas contém menos sódio pois a minha preocupação é mais com a qualidade do que consumo do que quantidade de calorias). Você pode usar o de sua preferência;
  • Fatia de queijo branco;
  • Cream cheese light.


Modo de fazer:

No disco de Rap 10, coloque a fatia de queijo branco e enrole como uma panqueca mesmo, na pontinha final passe o cream cheese para "colar".

Embrulhe em papel alumínio (para nao perder o formato) e coloque em forno (elétrico ou convencional) por uns 10 minutos, a temperatura pode ser por volta dos 120º C.

Desembrulhe e pronto.



Eu disse que era bem simples, não disse??? Rsrsrsrsrsrsrs

O que mais me chamou a atenção na hora de comer, foi q o sabor me lembrou muito o de um pastel de queijo minas que vende na minha cidade.

É, pode até parecer loucura mas me lembrou sim....rsrsrs pela textura molinha que fica o queijo e passa uma umidade na massa e o melhor disso, sem fritura, sem óleo, blah!

Prove você também! ;)

 Thamiris Iatarola, 

           Ainda um rostinho bonito....por pouco tempo (ou o tempo que for necessário)!


sábado, 9 de agosto de 2014

Sanduíche de pão integral com ovo! Fiz, provei e aprovei!

Bom dia lindezas!

Está sem ideia para um café da manha de domingo? Um lanchinho diferente para o jantar?

Que tal um P.O., isso mesmo um pão com ovo.

Não sei com vocês...mas quando ouvia isso já pensava em pão francês e ovo frito!!! O que não seria legal ingerir quando se quer adquirir hábitos saudáveis, não é mesmo?!

Mas que tal inovar com uma versão mais saudável?

















                                         

Ingredientes: 

  • 2 fatias de pão integral;
  • cream cheese light;
  • 1 ovo;
  • sal e pimenta do reino a gosto.


Modo de fazer: 

Com um copo faça um corte no meio de uma fatia de pão, na outra parte passe o cream cheese e "cole" as duas partes, quebre o ovo em um recipiente e despeje no buraquinho do pão, se desejar tempere o ovo com sal e pimenta do reino (ou o tempero de sua preferência) e forno! 

Fiz no forno elétrico em temperatura baixa para não queimar o pão ( mais ou menos 30/40 min), vai depender também do ponto que você gosta do ovo. 

Variações: na borda do ovo coloquei fatia de queijo branco, pode substituir o cream cheese por patê de sua preferência! 



Para acompanhar  usei uma mostarda, muito deliciosa por sinal, que você encontre em vidro descrita como mostarda a moda antiga.

Particularmente, amei o sanduíche, saboroso, o ovo fica parecendo frito e não fica borrachento como o feito em microondas, vale a pena provar!
Faça, experimente e se gostar compartilhe a receita com os amigos, deixa o seu comentário para mim também dizendo o que achou, se fez alguma variação!

Um ótimo final de semana a todos! Bjs bjs bjs
 Thamiris Iatarola, 

           Ainda um rostinho bonito....por pouco tempo (ou o tempo que for necessário)!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Suco desintoxicante e energético!

Óia nós aqui outra vez! 

Para começar o dia com muito alto astral, disposição...nada como um bom suco recheado de nutrientes!

Receita da Nutri Vivi Relli, a conheci ontem.

Ela e o marido tem uma loja super fofa de produtos naturais na cidade de Leme/SP (Para conhecer mais --- CLIQUE AQUI) e vou dividir com vocês essa delícia.

Suco Desintoxicante e Energético:



INGREDIENTES:

  • 4 cenouras; 
  • 1 maça; 
  • 1 suco de limão (com casca); 
  • 2 laranjas; 
  • 1 pedaço de gengibre. 

MODO DE PREPARO:

Para quem faz na centrífuga sabe q é só por tudo lá e tá pronto...rsrsrs (simples assim para fazer, o trampo fica na hora de lavar as peças.

No liquidificador, acrescente um pouco de água e bata todos os ingredientes (exceto o limão) quando tiver tudo batido, coloque o limão com casca e tudo e só pulse por umas 10x, dessa maneira não tem perigo do limão amargar o seu suco sucesso! ;)

Espero que gostem tanto quanto eu!



 Thamiris Iatarola, 

           Ainda um rostinho bonito....por pouco tempo (ou o tempo que for necessário)!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Fiz, provei e aprovei! Salgado Maromba

Olá galerinha!

Quando começamos (recomeçamos, retomamos,...) com uma reeducação alimentar, um consequência quase que obrigatória é se aventurar na cozinha.

Descobrir novas texturas, sabores, receitas e tem que fazer e ver o que gosta, o que pode melhorar ou até mesmo o que não gosta.

Infelizmente, comida pronta que chega até a gente em casa, só coisa bem gostosa, gordurosa, muitooooo calórica...ou alguém conhece um disk salada, disk grelhado, disk caldo? se alguém conhecer, ainda mais aqui no interiorrrr por favor, me fala!...rsrsrs #ficaadica

Esse final de semana fiz, provei e aprovei o famoso salgado maromba e é muito gostoso, saboroso de verdade, nem parece receita de dieta rsrsrs




Segue a receita para rendimento de 18 salgadinhos.



Ingredientes:

- 1 batata doce;

- 2 mandioquinhas;

- Pedaços de frango já cozidos (utilizei o que sobrou do frango assado do almoço...não podemos desperdiçar, né? Não tenho a medida exata da quantidade);

- 1 colher de sopa de aveia em flocos;

- Temperos a vontade;

- 1 ovo (apenas para pincelar).


Modo de fazer:

Cozinhar os legumes em água, acrescentar os temperos (coloquei chimichurri e 3 dentes de alho).
Usar um processador para triturar o frango, usando um pouco da água do cozimento (ou no caso que o frango já era assado usei a água dos legumes) até obter uma mistura pastosa. Repetir o processo com os legumes.
Juntar o frango e os legumes com a colher de aveia e mexer. 
Como a mistura ainda estava quente modelei usando colher de sopa, se ela estiver fria você pode modelar como desejar.
Bata o ovo e pincele por cima.
Leve ao forno até dourar.

Observações:

- Usando o mesmo preparo podemos substituir os legumes por brócolis, couve-flor, mandioca, abóbora (...).

- Se não tiver processador use um mixer.

- Os salgados podem ser congelados e na hora de assar vai direto do congelador para o forno, permanece com a mesma textura e não altera o sabor ( ideal para quem não tem muito tempo.)

- Pode ser recheado como bolinho com ricota, tofu, peito de peru ou fazer em formato de massa de pizza.


























Para acompanhamento usei uma salada de tomatinho com pimenta biquinho e um molho que encontra no mercado pelo nome de pimentine (pimenta árabe, alho e molho tahine)!

Faça as refeições com muito amor, use carinho para preparar o alimento,  a mesa onde será servida, faça disso um momento especial (no caso a vela foi porque acabou a força mesmo....kkkkkkkkk mas confesso que deixou um clima especial no jantar de sábado a noite...hehehe)

Experimente você também e comente abaixo se gostou, se usou alguma outra modificação e como ficou.

Um grande beijo e muita força no foco nessa semana que se inicia! ;)

Thamiris Iatarola, 
         Ainda um rostinho bonito....por pouco tempo (ou o tempo que for necessário)!