quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

EXTRA! EXTRA! EXTRA! Chega de Rostinho Bonito, foi matéria de jornal!

Moçadinha, fiquei ausente em dezembro (como todos já sabem) e ainda não publiquei a matéria de jornal que saiu na minha cidade ( Jornal O movimento, do dia 13 de dezembro) contando um pouco de mim e do blog.


Vou transcrever a reportagem assim, quem não é de Pirassununga pode acompanhar e pra quem é novo por aqui, vai me conhecer um pouco melhor.


Perto de completar trinta anos, a consultora de moda Thamiris Iatarola chegou à conclusão de que não queria mais conviver com os quilinhos extras que a acompanharam desde a infancia. Para colocar isso em prática, ela decidiu mudar radicalmente seus hábitos, substituindo as dietas malucas por escolhas mais conscientes na alimentação. E deu certo: menos catorze quilos! Mesmo com uma superdeterminação, Thamiris sabia que a empreitada não seria das mais simples, por isso encontrou uma forma de extravar, expressando suas conquistas e dificuldades. Assim nasceu o blog " Chega de Rostinho Bonito", que em um mês ultrapassou oito mil visualizações. Em entrevista a O Movimento, ela conta como mudou sua relação com a comida.







 O Movimento- Qual o primeiro capítulo de sua história  com a balança?

Thamiris- Sempre me lembro de ser gordinha. Até os setes anos, era uma criança como qualquer outra. Com oito, já comecei a engordas; com dez já era obesa. Na adolescência passou a ser um incomodo. Foi nessa época que fui pela primeira vez à nutricionista.            Obviamente fazia a dieta na última semana antes da consulta e logo já desistia. Com isso ia me aceitando e até me assumindo do jeito que era...Já fui a diversos profissionais e realmente minha obesidade vem da má alimentação e sedentarismo.
O Movimento- Já fez loucuras para emagrecer?                                       Thamiris- Loucuras? Todo gordo faz! Eu acreditava no milagre do emagrecimento fácil e rápido, então fiz dieta da sopa, da proteína, cheguei a comer trÊs barras de cereal de 100 kcal por dia durante uma semana, me entupi de medicamento, que foi quando tive o melhor resultado, mas assim que parei com as doses voltei a engordar (40 quilos em seis meses!). Nesse período me descobri com transtorno alimentar e fui direcionada ao tratamento psicológico. Comecei a mudar minha relação com a comida.


O Movimento- Como é sua dieta hoje?    
Thamiris- Há três anos passei a tomar consciência, mas acreditava ainda na ilusão de segurar a boca durante a semana e comer tudo e mais um pouco no final de semana. Desta forma eu mesma me sabotava. Eis que esse ano "caiu a ficha".
No dia 21 de outubro de 2013 mudei radicalmente meus hábitos. Minha alimentação é regrada: como de três em três horas, bebo muito líquido, dou preferÊncia a produtos naturais e aprendi a fazer escolhas inteligentes. Antes de comer, penso se aquilo vai me nutrir ou somente me engordar. Algumas coisas, como refrigerante e doces com açucar refinado, preferi cortar. Aprendi a fazer substituiçôes. Não deixo de comer pizza, por exemplo, mas opto pela massa integral e com recheio mais light.



O Movimento- Faz atividade física? Thamiris-  Sim, considero muito importante. Faço spinning, aulas de zumba e no final de semana costumo reunir os amigos, jogar volei, badminton ou fazer caminhada. A turma está empenhada no projeto também.                                                          








O Movimento- Como nasceu a idéia do blog?               
Thamiris- O blog veio por acaso e chega até a ser irônico, já que trabalho com moda feminina plus size. Mas, perto dos 30 anos, ponderei que pretendo ter uma família e que quero que isso seja de uma maneira muito saudável. Resolvi que escreveria somente como valvula de escape para expor meus sentimentos durante o processo de emagrecimento.   Fui surpreendida positivamente, Em pouco tempo mais de um mês de acesso já era mais de seis mil visualizações e hoje já passa dos 10 mil.  
Cada postagem é um novo incentivo para não dar aquelas escorregadas, as famosas "jacadas", a provurar novas receitas e experimentar outros esportes. Já se foram nove quilos desde que comecei o blog.


O Movimento- Como escolheu o nome?
Thamiris- De uma brincadeira. Toda gordinha leva vantagem nisso e o elogio que mais se ouve é "Nossa, que rosto mais lindo!". Eu não quero mais ouvir só isso, quero escutar que a minha beleza é completa.

O Movimento- recebe manifestações de seguidores?
Thamiris- Eu me preparei psicologicamente para as críticas, mas até agora só tenho recebido incentivos.
Tem gente que nem conheço que me adiciona no Facebook para perguntar se pode comer isso ou aquilo, me divirtomas deixo bem claro que não sou profissional no assunto e não posso opinar nesse tipo de coisa. O carinho me dá força para continuar em frente, é mais um motivo para não desistir.

O Movimento- Gosta de cozinhar?
Thamiris- Sempre amei cozinhar, mas no passado eram "gordices". Sem modéstia, mando bem na cozinha, mas agora me aventuro em novas receitas e posto no blog somente o que já fiz e provei, para ter certeza que dá certo e é gostoso.

O Moviemnto- Acha que existe uma cobrança social pela magreza?
Thamiris- O mercado plus size está num grande crescimento, mas você percebe que existe a cobrança quando entra em lojas ou precisa comprar um tênis... Em relação à mídia, creio que hoje o foco esteja mudando realmente para o estilo de vida saudável. Acredito que o limite é a saúde e cada um deve impor o seu. Não devemos acreditar na beleza a qualquer custo.


Agradeço especialmente a Priscila Magnusson, a jornalista que me entrevistou e teve muito carinho por mim e pelo blog.

Agora...confesso, eu ainda não tinha lido a reportagem...rsrsrs Li agora, enquanto escrevia para vocês, pode não parecer mas sou um pouco tímida! Qualquer dúvida ou nova pergunta, fiquem a vontade, comentem, divulguem e vamos todos juntos unir forças para um ano novo mais magro e saudável!


Thamiris Iatarola, 
  Ainda um rostinho bonito....por pouco tempo (ou o tempo que for necessário)!



Nenhum comentário :

Postar um comentário