terça-feira, 19 de novembro de 2013

Fome Física x Fome Emocional! Você sabe diferenciar o que seu estômago sente?

Oi pessoas lindas da minha vida!

Essa semana estou um pouco ausente, mas não pensem que desisti do projeto, heim?

É que como todos, ou grande maioria sabe, trabalho com loja e essa semana ela, a "Dedo de Moça Boutique", completa 2 anos então estou empenhada nos preparativos da festinha que vamos fazer por aqui.

Mas como não consigo ficar tanto tempo longe assim de vocês, e pelo visto não vou conseguir postar todos os dias, resolvi falar hoje sobre um assunto muito sério, um assunto de extrema importância para quem está nessa fase de mudanças de hábitos (entendam muito bem, mudanças de hábitos, um novo aprendizado para uma nova vida, uma vida saudável que vai nos seguir até os últimos dias de nossas vidas e não dieta/ regime ou qualquer similar que abandonamos assim que emagrecemos um pouco) e um assunto que certamente te fará refletir por alguns dias.

Você sabe o que é fome física e fome emocional? Você sabe diferenciar qual das duas você sente? Você sabe o que comer em cada uma delas? Você come quando realmente tem fome? Ou você se deixa levar pela compulsão?

compulsão alimentar
















Acredite, saber diferenciar as duas, vai ajudar em seu emagrecimento.

A fome física, é a fome do estômago, aquela que chega a doer e é a fome da necessidade de energia que o corpo precisa para se manter em atividade.

A fome emocional, ou psicológica é aquela que nos dá em momentos de ansiedade, normalmente é fome de algo específico (aquelas vontades e desejos, sabe?) ou naqueles momentos que comemos por impulso e não necessidade " Ah! está todo mundo comendo, a comida está tão gostosa...então vou comer mais", "Ah!tô triste, vou comer um docinho!" "Ah!estou alegre, estou feliz, tenho que comemorar!", " É feriado, vou comer uma coisa gostosa1" "Porque é final de semana...porque é férias...porque é festa..."; Deu pra perceber que tudo que a gente arruma um argumento pra comer é fome emocional? É uma compulsão e não a fome de verdade.
fome física e fome emocional


Agora pare, presta atenção no seu corpo, no seu estômago, ele vai "conversar" com você, aprenda a entendê-lo.

A partir do momento que você começar a observar isso, vamos tentar um outro exercício? Vamos comer, somente, SOMENTE, S-O-M-E-N-T-E, quando sentirmos fome física?

Para isso algumas dicas:
- Quando quiser comer: pergunte a si mesmo " Realmente estou com fome?" se a resposta for SIM, COMA! Se for NÃO, NÃO COMA!
- Comer realmente quando estiver com fome e não em horários pré-estabelecidos como café da manhã, almoço, jantar.
- Na hora das refeições mastigue bem os alimentos (em torno de 20 vezes), o processo digestivo se inicia na boca.
- Alimente-se devagar, a saciedade será maior com uma menor quantidade de alimentos ingerida.


Vamos trabalhando nossa mente, vamos deixando de lado nossos hábitos, compulsões e pensamentos gordos, vamos inserindo a vida saudável e magra a nossa cabeça (tudo começa nela), deixamos o nosso lado magro gritar e falar mais alto dentro de nós!


Tento passar para vocês o que realmente tenho aprendido, não sou especialista no assunto, espero ter sido clara na explicação mas em caso de dúvidas, deixe seu comentário!




Thamiris Iatarola, 
  Ainda um rostinho bonito....por pouco tempo (ou o tempo que for necessário)!






Nenhum comentário :

Postar um comentário